Afinal, vale a pena colocar um escapamento esportivo no quadriciclo ?

O escapamento é uma peça essencial de qualquer veículo, e com o seu quadriciclo não é diferente. No entanto, além do dispositivo próprio do seu modelo de quadriciclo, existem outras opções que podem ser instaladas, dentre elas, o escapamento esportivo.

Muita gente já conhece o princípio de funcionamento deste equipamento em carros e motos. Mas aí, fica aquela dúvida: afinal, vale a pena colocar um escapamento esportivo no quadriciclo?

O fato é que não existe uma só resposta para esta pergunta. Cada quadriciclo tem seus próprios requisitos e cada quadriciclista tem um perfil diferente, com necessidades, restrições e desejos diversos.

Por isso, para tentar te ajudar a decidir sobre o assunto, elaboramos um artigo com as principais considerações que devem ser feitas acerca do tema antes de tomar a decisão. Leia até o fim e descubra se o escapamento esportivo é pra você!

Primeiro, entenda qual é o papel do escapamento

Para compreender a função do escapamento e as vantagens de um escapamento esportivo, primeiro você precisa saber o básico sobre o funcionamento do motor do seu quadriciclo. Resumidamente, o motor queima o combustível de forma a gerar um ciclo, que por fim, expele os gases oriundos da combustão.

Aqui não há segredo: o escapamento é a peça responsável por dar vazão a estes gases residuais. Neste contexto, cada tipo de escapamento conta com peças e estruturas que modificam a forma como estes gases são expelidos.

O que muda no seu quadriciclo com o escapamento esportivo

O escapamento esportivo tem como maior diferencial uma maior velocidade na liberação dos gases. E esta liberação rápida faz com que o motor trabalhe com um desempenho melhor. Por isso muita gente tem preferência por este tipo de dispositivo em detrimento aos originais.

Com a exaustão rápida dos gases e a melhora do desempenho, seu quadriciclo ganha mais torque, melhora a potência e otimiza o consumo de combustível. Então se você quer desfrutar de trilhas mais rápidas com economia, o escapamento esportivo para quadriciclo pode ser uma boa pedida.

Considerações importantes sobre a troca do escapamento do seu quadriciclo

Nem tudo é só maravilha, e há algumas considerações que você precisa fazer antes de bater o martelo e substituir o escapamento original do seu quadriciclo por um esportivo. Todas as afirmações anteriores são verdadeiras, mas em contrapartida você precisa pensar sobre barulho, compatibilidade e desempenho em baixas rotações.

Com menor pressão no sistema, típica das aberturas maiores das ponteiras dos escapamentos esportivos, o barulho aumenta. Mesmo equipados com dispositivos para reduzir o ruído, este tipo de escapamento ainda tende a fazer muito mais barulho.

Além disso, o sistema do seu quadriciclo foi feito inteiramente com peças adequadas umas às outras. O que significa que é preciso pesquisar para investir no escapamento mais adequado para cada modelo e, assim, desfrutar de todas as vantagens da troca.

Por fim, a alta taxa de liberação de gases aumenta o desempenho em altas rotações, mas reduz em baixas rotações. Então a forma como você conduz pode ditar o custo-benefício da instalação de um sistema esportivo.

E então, pesou os prós e os contras e concluiu que vai instalar um escapamento esportivo no seu quadriciclo? Então visite a nossa loja virtual para conhecer as melhores opções para você!

Deixe uma resposta