Com qual frequência devo trocar a pastilha de freio do meu quadriciclo

Como se sabe, o quadriciclo é um veículo que promove muita diversão para os seus usuários. No entanto, para se prevenir contra acidentes, é essencial seguir determinadas rotinas de segurança. Em meio às diversas etapas da manutenção, talvez você fique com a seguinte dúvida: quando trocar a pastilha de freio do seu quadriciclo.

Felizmente, nós estamos aqui para facilitar a sua vida com conteúdo objetivo e simples. A seguir, você saberá o que causa o desgaste das pastilhas. Além disso, conhecerá os aspectos que deve considerar antes de providenciar pastilhas de freio novas.

O que acelera o desgaste das pastilhas de freio do seu quadriciclo?

Basicamente, as pastilhas terão vida mais longa de acordo com alguns fatores. Um deles está ligado ao estilo de pilotagem do quadriciclo, assim como também acontece com as motocicletas de duas rodas.

Ao pilotar de um modo mais agressivo, a quantidade de freadas será maior. Consequentemente, o desgaste das peças que constituem o mecanismo de frenagem também será ampliado.

As condições da superfície também influenciam na frequência do uso do freio e, portanto, na deterioração dos mesmos itens. No caso do quadriciclo, a substituição das pastilhas de frenagem tende a ser mais constante.

Isso se deve à realização das trilhas ou ao uso do veículo em praias. Como o solo costuma formar lama, o nível de desgaste das pastilhas se amplia. Logo, as trocas dependerão do número de trilhas realizadas e das condições de cada uma delas.

Você pode diminuir a necessidade de troca das pastilhas ao frequentar as trilhas nos dias menos úmidos. O importante é que a substituição jamais seja adiada. Para isso, você deve aprender a descobrir a hora certa de trocar as pastilhas.

Quando trocar as pastilhas?

O primeiro passo consiste em verificar o manual do seu quadriciclo. Geralmente, o veículo vem de fábrica com o chamado indicador de desgaste. Abaixo dele, existe uma marcação, usada exatamente como referência do nível de degradação das pastilhas do sistema de freio.

Nesses casos, você só precisa confirmar se a ponta do indicador de desgaste está apontada diretamente para a extremidade referencial. Se estiver, isso significa que a troca deve ser providenciada o mais rapidamente possível.

Outro indicador importante é o do fluido de freio. Caso a marca esteja abaixo (ou quase) da referência inferior, você deve trocar as pastilhas. Se, porventura, as pastilhas apresentarem bom estado, será necessário analisar todo o sistema de frenagem do quadriciclo.

Como retardar o desgaste das pastilhas?

Além de praticar uma direção menos agressiva do quadriciclo, é importante seguir essas dicas:

  • diminua o uso do freio dianteiro — se o quadriciclo atolar, você jamais deve acionar esse freio. Isso faz com que a lama seja direcionada ao disco e à pastilha. Esse contato acelera o processo de corrosão dos componentes.
  • priorize o uso do freio traseiro — a proteção dessa parte do sistema é maior do que aquela do feio dianteiro. Vale destacar que isso se aplica aos modelos de quadriciclo equipados com tambor mecânico. É esse tambor que confere maior proteção ao mecanismo de frenagem.

Ao seguir essas dicas, você saberá qual é o melhor momento de trocar a pastilha de freio do seu quadriciclo. Tudo é uma questão de observação dos sinais apontados pelo próprio veículo.

E sempre que precisar trocar as pastilhas, lembre-se que a nossa loja virtual tem um leque amplo de acessórios para o seu quadriciclo! Acesse o nosso site e confira!

Deixe uma resposta