Como Escolher um Guincho Elétrico Para Quadriciclo e UTV?

 

 

Guincho Elétrico Quadriciclo

Então você decidiu comprar um guincho elétrico para seu quadriciclo?

Se você já é trilheiro e usuário de guincho de longa data poderá saber tudo o que estamos prestes a compartilhar, mas, se você está no processo de escolha do guincho certo para seu quadriciclo ou UTVs Side by Side, aqui estão às dicas que você deve estar procurando. Dividimos em seis passos:

  • Passo 1: Saber o peso

Antes de comprar seu guincho elétrico, você precisa saber o peso do seu quadriciclo. Se você não sabe o quanto ele pesa, você deve verificar no manual do proprietário ou no site da marca. O peso do quadriciclo é importante porque você vai precisar saber o quanto de energia será necessário para retirá-lo de um atoleiro.

A crença generalizada da comunidade dos jipeiros é que você multiplique o peso em lbs do veículo por 3 para obter a sua capacidade mínima de puxar. Suponhamos que você possui um Honda Fourtrax 420 e que você pesa 70kg. O Foutrax por sua vez pesa 260kg + 70kg = 330kg x 3 = 990kg = 2.182lbs > Essa seria a capacidade de peso do seu guincho.

Porém, a reserva de capacidade do guincho é um fator importante na durabilidade de seu conjunto elétrico. Um guincho com maior capacidade irá exigir menos de seu conjunto elétrico e da bateria do veículo. Sem falar que um atoleiro pesado praticamente duplica o peso do veículo.

-Para facilitar o nosso trabalho, os técnicos da WARN criaram uma classificação simples:

1.500 lbs – Perfeito para qualquer quadriciclo esportivo ou abaixo de 300cc.

2.500 lbs – Recomendado para quadriciclo de 300cc ou maior.

3.000 lbs – Projetado para os mais pesados, de 500cc ou maior.

4.000 lbs – Construído especificamente para aguentar o peso extra dos UTVs e Side by Side.

 

Guincho Elétrico UTV

Guincho Elétrico UTV

  • Passo 2: Escolha a sua corda

Você pode escolher entre ”cabo” e ”corda sintética”. Cabo de aço é melhor para as tarefas ou serviços que precisem de mais durabilidade da corda como em situações que ocorram desgastes pelo atrito que podem ser difíceis com a corda sintética. No entanto, a corda sintética é leve, segura, fácil de manusear e é excelente para o uso nas trilhas. Cabo de aço fica com suas bordas afiadas quando seus fios se soltam, podendo facilmente ferir suas mãos. Já com a corda sintética isso não acontece, ela também não enferruja, torce ou conduzi eletricidade. Além de todos os benefícios de segurança e outras razões para escolher a corda sintética, a vantagem final é menos manutenção.

Guincho Elétrico Quadriciclo Corda Sintética e Cabo de Aço

Corda Sintética e Cabo de Aço

  • Passo 3: O Suporte do guincho

Você também precisa considerar o suporte do guincho adequado para o seu quadriciclo. Estes guinchos podem colocar muita pressão sobre o chassi do quadriciclo. Assim você terá que comprar um kit de instalação adequado, que pode anexar ao seu quadriciclo corretamente para que o guincho não danifique seu quadro. Geralmente o kit de instalação é vendido separadamente para cada modelo específico. 

Kit de Instalação de Guincho Elétrico Para Quadriciclo

Exemplo de Kit de Instalação de Guincho Elétrico Para Quadriciclo Honda Fourtrax 420cc

Guinchos também podem ser montados na parte traseira do quadriciclo…

Guincho Elétrico Quadriciclo Honda Fourtrax 420

Guincho Elétrico Montado Na Traseira do Quadriciclo Honda Fourtrax 420cc

  • Passo 4: Sistema elétrico

Outra coisa fundamental que você precisa considerar é o quanto de energia o guincho usa. Você tem que certificar-se de seu sistema elétrico, se ele é capaz de fornecer energia suficiente para o guincho. Sua bateria tem que ser forte o suficiente para evitar ser esgotada enquanto você estiver operando o guincho. É válido verificar se você possui um quadriciclo com anos de uso e quando sua bateria foi trocada pela última vez. A maioria dos quadriciclos novos é capaz de lidar com a potência necessária.

  • Passo 5: Kit-extra

Uma das coisas finais que você precisa considerar é um kit-extra que lhe acompanhe nas trilhas. Faz parte desse kit: Uma cinta off-road tipi estilingue que possa abraçar troncos de árvore, no caso de querer sair de um atoleiro sozinho. Você nunca deve usar a própria corda do guincho para dar volta em troncos de árvore, para isso serve essa cinta. Você também precisará de manilha, roldana e luvas. E lembre-se, sempre use luvas quando manusear o seu guincho.

Kit Para Acompanhar Guincho Elétrico Quadriciclo

Kit Essencial Para Acompanhar o Seu Guincho Elétrico

  • Passo 6: Escolha sempre a segurança

Tenha em mente que a segurança é sempre uma consideração primária ao usar um quadriciclo. O quadriciclo não é um brinquedo, e assim como ele, o guincho deve ser tratado de forma séria e disciplinado. Possuir um guincho no quadriciclo é uma coisa, saber como usá-lo é outra. Conhecer as técnicas corretas é fundamental para usar essa ferramenta de forma eficaz.

…Estes 6 passos foram elaborados especialmente para quem ainda está na fase de comprar um guincho elétrico para seu quadriciclo ou UTV. 

Lembrando que na LojadoQuadriciclo.com você encontrará o guincho que você precisa assinado por nossa equipe!

Fotos extraídas do site da Warn Industries, Inc.

6 comments on “Como Escolher um Guincho Elétrico Para Quadriciclo e UTV?”

  1. Alvaro Junior

    Bom dia, nessa matéria sobre guincho elétrico para quadriciclo, esse kit de instalação, é para qual modelo de Honda Fourtrax 420? O novo(2015) ou o mod. anterior.
    Se for do mod. 2015, onde posso encontrar? Obrigado.

  2. Bruno Ferreira Bruno Ferreira

    Boa tarde Alvaro!

    Esse da matéria é do Fourtrax 2014. Infelizmente não sei onde você pode encontrar esses suportes. Abraços..

  3. luis andre

    estou procurando um guincho pro meu quadri, e um honda420 qual saite eu acho um no precinho. a materia esta nota 10 valeu mesmo.

Deixe uma resposta