Como escolher o melhor óleo de motor para quadriciclo?

O óleo do motor é um dos componentes mais importantes do seu quadriciclo, assim como em qualquer automóvel. É essencial saber quais os tipos de óleos existentes e essencial encontrar o melhor óleo de motor para o seu quadriciclo, para que ele fique lubrificado e funcione corretamente, com o menor atrito possível entre as peças internas. Confira um pouco mais sobre os tipos de óleos e qual é o melhor para seu motor.

Quais os tipos de óleos que posso escolher?

Geralmente o tipo de óleo indicado está no manual do proprietário, então é importante que você checar qual é o tipo indicado por fábrica. Mas se você não possui mais essa manual ou quer saber qual é a diferença entre eles, aqui é o lugar certo para isso.

Quando falando de tipos de óleo, temos três principais: mineral, sintético e semissintético. O primeiro, mineral, é a opção mais comum e também a mais econômica. Ele funciona na maioria dos motores e é feito de uma derivação do petróleo, sendo resistente a altas temperaturas.

Já o óleo sintético é obtido em laboratório, através de certas reações químicas. Ele tem uma capacidade bem alta de lubrificação, possui uma durabilidade maior e é indicado para motores de alto desempenho e para quem roda muitos quilômetros por dia.

E por último, o óleo semissintético, que é obtido através de uma mistura da base sintética ao óleo mineral. Por isso, ela possui as características dos dois tipos citados acima, e é recomendado para motores com altas rotações, podendo ser usado em motores menores também.

É uma opção mais acessível para quem busca um óleo de qualidade, pelo motivo de que ele tem a característica de se prender às partes metálicas do motor. Assim, ao momento daquela primeira partida do dia, o atrito é menor.

Indicadores

Outra coisa importante para você ficar de olho na hora de comprar seu óleo são os indicadores. Esse tipo de informação pode ser encontrada nos rótulos, e também interfere na hora de escolher o melhor óleo para o seu motor.

Viscosidade: conhecido pela sigla SAE, o indicador de viscosidade é formado por uma sequência de dois números, contendo a letra “w” entre eles. O primeiro número marca a viscosidade do óleo quando frio, e o segundo a viscosidade quando em altas temperaturas.

Desempenho: o API, indicador de desempenho, mostra a viscosidade do óleo em temperaturas extremas. Representado pela letra “S” seguida de outra letra. Quanto maior a posição desta última letra no alfabeto, melhor é o desempenho do óleo.

Como saber qual é o melhor óleo?

Lembre-se sempre de consultar o manual do seu veículo para uma resposta precisa. Caso você não tenha esse manual, preste atenção nas características do seu motor e analise as características de cada óleo para decidir qual se adequa ao seu quadriciclo. Lembrando que óleos com viscosidade baixa são recomendados para motores mais novos, pois há menos folgas entre os componentes do motor.

Se você gostou dessas dicas e gostaria de conferir mais sobre óleos para o motor do seu quadriciclo, confira nossa loja virtual!

Deixe uma resposta