Como fazer a manutenção de bateria em um quadriciclo?

Se você investiu no seu quadriciclo, nada mais justo do que garantir que ele esteja sempre à disposição e pronto para ser usado, seja no dia a dia ou em uma aventura de final de semana. Para isso, um dos componentes que mais merecem atenção é a bateria, afinal, é ela que fornece a energia necessária para a reação de combustão no motor e, consequentemente, para que o veículo possa funcionar. Pensando nisso, no artigo de hoje, as dicas são sobre como fazer a manutenção correta da bateria do seu quadriciclo. Confira!

Faça-o funcionar!

Muitas pessoas compram o quadriciclo justamente para utilizá-lo aos finais de semana, preferindo usar outros meios de locomoção nos dias úteis. O fato de permanecer parado por muito tempo é justamente um dos fatores de risco para que o quadriciclo tenha a sua bateria comprometida.
Por isso, se você conseguir andar com ele todos os dias ou, pelo menos, três vezes por semana, já vai contribuir para prolongar a vida útil desse componente. E nem se preocupe em percorrer longas distâncias: uma pequena voltinha de 5 Km já é o suficiente! Apenas o fato de ligá-lo e colocá-lo em movimento, induzindo a bateria a executar a sua função, já é o que basta.
O desuso da bateria está diretamente ligado ao seu descarregamento. E se por acaso o seu quadriciclo for equipado por outros componentes que “suguem” a energia, como alarme, essa medida de manutenção é ainda mais importante.

Solução para bateria

Outro passo importante para a manutenção dessa peça é o controle do nível da solução da bateria. Essa solução nada mais é do que uma mistura de ácido sulfúrico com água destilada. Se por acaso a sua bateria não for selada, é importante manter o nível correto completando com água. É muito importante ressaltar que o consumidor final não deve mexer com essa solução, porque o ácido é altamente corrosivo e isso poderia colocar a sua segurança em risco.
Limite-se a manter o nível da solução adequado se a bateria não for selada, utilizando apenas e tão somente a água.

Check-up frequente

A manutenção de qualquer veículo sempre envolve aquele famoso check-up periódico e as manutenções preventivas. Afinal, essa é a única forma de detectar um possível problema na bateria (ou em qualquer outra estrutura) antes que ele apresente “sintomas”.
E a época do ano também interfere nisso. Em períodos com mais chuvas ou menores temperaturas, é preciso manter uma observação ainda mais atenta em relação à bateria, examinando-a periodicamente. Isso porque o frio exige uma força maior da bateria para conseguir girar o motor porque o óleo fica mais denso. Isso pode sobrecarregar a peça. Já a umidade cria um cenário perfeito para a ocorrência de um curto-circuito, que faz com que a carga elétrica seja consumida de forma inadequada.
O mais importante é observar o seu quadriciclo atentamente, porque ele mesmo dá os indícios de que algo pode não estar certo, incluindo problemas com a bateria!
Confira em nossa loja virtual as melhores baterias e outras peças ideais para os mais diversos modelos de quadriciclos.

Deixe uma resposta