Dicas de Como Comprar Quadriciclo Usado

 

Comprar um quadriciclo é uma sensação única. Sair da loja com um Quadriciclo todo seu, que você sabe que vai poder usar à vontade e dar pau do jeito que quiser que ele vai aguentar o tranco, sentir o motor no comando da sua mão, ver as molas funcionando com aquele trabalho sincronizado quando você passa por um barranco ou buraco, enfim, cada experiência que você faz é algo que vale a pena ser lembrado. Porém, principalmente no começo, comprar um Quadriciclo zero pode não ser a melhor opção, porque você compra um quadriciclo pra usar mesmo, colocá-lo na lama ou nos barrancos e não se arrepender de arranhá-lo com pedras ou com uma ou outra daquelas batidas que sempre aparecem.

Por isso, a solução em muitos casos é realmente comprar um quadriciclo usado, mas, ainda assim, podem aparecer algumas dúvidas na hora de fechar o negócio, mesmo porque comprar um Quadriciclo não é a mesma coisa de comprar um carro comum de segunda mão ou seminovo. O desgaste do Quadriciclo é muito maior e, a menos que o antigo dono tenha cuidado bem da máquina, pode ser que rapidamente ela venha a causar muitos problemas que farão você se arrepender do negócio. Por isso, reunimos umas dicas aqui para você ter certeza de fazer o melhor negócio.

CARENAGEM

A primeira coisa que você precisa ver é a carenagem do quadriciclo. Veja se existem trincas ou rachaduras em sua estrutura. Se houver alguma coisa, analise o tamanho do problema. Arranhões e um amassado ou outro é normal, mas se tiver algo muito grande, isso pode indicar uma possível troca em pouco tempo, o que deve ser considerado já no valor da negociação. Considere também que carenagem de Quadriciclo é de plástico e não serve para levar pintura. Se pintar, ficará legal no começo, mas logo a tinta irá soltar-se deixando uma aparência pior do que estava antes. A melhor solução mesmo é envelopá-lo com adesivo. Muitas gráficas já oferecem esse serviço para quadriciclo, vá em uma que tenha uma boa experiência, pois o corte influencia na durabilidade do adesivo.

MOTOR 

A segunda coisa é ver se o motor está ok… Saiba como identificar os sinais do funcionamento do motor. A cor da fumaça que sai do escapamento pode indicar o problema:

Quadriciclo Fumaça

Exemplo de fumaça azulada, essa significa que o motor já levou muito pau e precisa de um cuidado urgente.

FUMAÇA BRANCA: A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada ou queimada ou rompida.Outro sintoma: o nível do líquido de arrefecimento baixa rapidamente.OBS: em dias  frios, ao ligar o motor, uma fumaça branca pode ser produzida, mas em seguida pára. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema.
FUMAÇA PRETAOcorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.
FUMAÇA AZULADA: Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.OBS: Quando falamos de fumaça azulada, não quer dizer que ela terá a cor de um smurf. Na verdade, ela pode ser facilmente confundida com a fumaça branca, então toda a atenção para identificar o problema.

PNEUS 

Outro fator que deve ser levado em consideração devido ao seu custo alto é a condição dos pneus. Tenha em mente que cada pneu para Quadriciclo custa em média de R$500,00 reais.

OUTROS CUIDADOS

Se o Quadriciclo usado que você está negociando passou um período com o motor desligado, provavelmente ele irá precisar de uma revisão em seu sistema de alimentação, principalmente se for a carburador. Por fim, verifique toda a elétrica do ATV, teste toda a suspenção e funcionamento dos freios. Verificando todos esses passos, será mais difícil você cometer qualquer erro. Agora, sabendo como se deve proceder na compra de um Quadriciclo Usado, visite o nosso Classificados e Boa Sorte!

Deixe uma resposta