Gasolina Comum ou Aditivada? Tire suas dúvidas!

 

Sempre que você chega ao posto de gasolina para abastecer o frentista pergunta se a gasolina é comum ou aditivada e você não sabe o que responder? Existem mitos a respeito dos diferentes tipos de gasolina, mas observando alguns pontos é possível escolher a melhor opção para o seu veículo.

Gasolina comum

A gasolina mais comum é conhecida popularmente como gasolina suja, mas isso não é verdade. A realidade é que gasolina comum não contém aditivos de limpeza e os famosos dispersantes, por isso é bem provável que com o passar do tempo, haja acúmulo de detritos no motor e no sistema de combustão. É preciso ficar atento para que esse acúmulo não traga problemas posteriores para o funcionamento do motor e do veículo em si.

Gasolina aditivada

Este tipo de gasolina apresenta detergentes especiais misturados com o combustível em sua fórmula, que não são encontrados na gasolina comum e que auxilia para que não haja acúmulo de sujeira em partes do sistema de combustível, ou seja, gasolina aditivada serve para limpar os componentes internos do motor. É preciso salientar que cada bandeira (posto) prepara a sua própria mistura, e a eficiência deste tipo de gasolina depende da qualidade de cada item utilizado. Diferente do que muitas pessoas pensam o aditivo não aumenta a potência da gasolina.

Qual Gaolina usar, Comum ou Aditivada?

Segundo o Henrique Pereira, engenheiro da comissão técnica de motores ciclo Otto da SAE Brasil, a melhor escolha depende da utilização do veículo. Ele explica que a gasolina comum tem tempo de oxidação muito curto e quando envelhece forma uma goma no fundo do tanque. Além disso, como resultado da queima, gera depósitos no motor que ficam apoiados sobre as válvulas, e isso prejudica o bom funcionamento do motor. “O uso contínuo de gasolina aditivada minimiza a possibilidade destes problemas, pois contém detergentes que diluem a sujeira e limpa o motor, e além disso, o tempo de oxidação é mais longo”, comenta Pereira.
Sendo assim, a melhor recomendação para uso da gasolina comum é quando o uso será contínuo. “Quando viajo, uso gasolina comum no meu carro, que é flex e roda a maior parte do tempo com etanol. Abasteço com gasolina comum pois a autonomia é maior e como vou utilizar o tanque todo, não preciso me preocupar de ela envelhecer no tanque”, afirma. Fonte: Revista Auto Esporte

Gasolina Premium

A gasolina Premium também traz em sua composição os detergentes que atuam na limpeza do sistema de combustível, porém, apresenta uma maior octanagem, que é o índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores com uma taxa de compressão maior. Recomenda-se o uso deste tipo de gasolina em veículos com motor mais potente e em alguns modelos esportivos. Outro fator importante a respeito da gasolina Premium é que ela emite menos enxofre durante a queima, poluindo menos o meio ambiente.

Teoricamente qualquer veículo pode usar qualquer combustível, mas a dica principal para não utilizar o combustível errado em sem veículo é ler o manual de instruções com atenção e verificar as recomendações do fabricante sobre a gasolina indicada para o seu veículo. Além disso, escolha um posto de confiança para abastecer, verifique se o combustível tem qualidade e se o local é idôneo.

2 comments on “Gasolina Comum ou Aditivada? Tire suas dúvidas!”

Deixe uma resposta