Guincho Elétrico – Dicas de Uso

 

Algumas dicas e sugestões para tirar o máximo proveito do Guincho Elétrico e Acessórios de seu quadriciclo. Se você não possui um Guincho Elétrico e ainda está na fase de compra, veja a nossa matéria: Como Escolher um Guincho para Quadriciclo e UTV.

Nem sempre somente o Guincho Elétrico resolverá o seu problema. Principalmente se você gosta de se aventurar sozinho. O item mais importante para acompanhar o seu Guincho é uma polia chamada ”patesca roldana”. Uma manilha também pode se tornar necessária dependendo do tipo de cinta e roldana que você estiver utilizando. A roldana pode ser utilizada para a duplicação da potência do seu guincho e também para auto-desatolagem. Ambos são mostrados nas imagens a seguir.

Dica Guincho Elétrico - Quadriciclo Brasil

O ponto de ancoragem (ponto fixo) quando usado, deve ser seguro, como uma árvore, um veículo ou outro objeto firme. Para auto-desatolagem do veículo, anexar a polia para o ponto fixo e, em seguida, passar o cabo de aço a partir do guincho, através da polia e de volta a um ponto de fixação no veículo, como um gancho de reboque ou o quadro do veículo que seja apropriado, evitar amarrar na grade (rack) superior. Feito isso, a sua capacidade de puxar irá dobrar e reduzir significativamente o esforço do guincho para ter seu veículo retirado do atoleiro.

Dica Guincho Elétrico - Quadriciclo Brasil

Rebocamento direto de outro veículo, utilizando o seu como o ponto de ancoragem e fixação da polia para o veículo rebocado.

Dica Guincho Elétrico - Quadriciclo Brasil

Um rebocamento indireto pode ser necessário devido a obstáculos ou superfícies intransitáveis​​. Este procedimento não é recomendado a menos que necessário.

Dica Guincho Elétrico - Quadriciclo Brasil

A capacidade do guincho é eficazmente duplicada utilizando os métodos de linha dupla mostradas. Na figura acima permanece a força padrão do guincho, já que está em uma linha apenas.

NUNCA conecte o cabo do guincho de volta sobre si mesmo, como mostrado abaixo. O uso de uma cinta tipo estilingue e manilha são altamente recomendáveis para evitar danos em você, no cabo de aço e na árvore.

Dica Guincho Elétrico - Quadriciclo Brasil

Veja também: O que Fazer Quando Atolar?

Deixe uma resposta