O Que Fazer Quando Seu Quadriciclo Atolar?

 

Quem nunca atolou?

Andar de quadriciclo por um longo período de tempo, tem uma grande chance de chegar o dia em que você ficará preso em um atoleiro e que o empurrãozinho não será suficiente para lhe tirar de lá.

Nesse momento, as suas escolhas de transmissão, combinados com suas habilidades de condução são o seu bilhete para sair do atoleiro. Embora as regras para tirar seu quadriciclo do buraco variam de acordo com cada circunstância, existem umas regras básicas…

Regra n º 1:  Possuir uma Cinta – Uma boa cinta off-road lhe custará em torno de 120 reais. E quando você precisar de uma, estaria disposto a pagar o dobro desse preço.

Quadriciclo Polaris Atolado - Quadriciclo Brasil

 

Regra n º 2:  Possuir um Guincho-elétrico – Esse equipamento é essencial, em especial, se você gosta de se aventurar sozinho. Clique aqui para ver a matéria ”Como Escolher um Guincho para Quadriciclo e UTV”. Um guincho elétrico de corda sintética pode custar cerca de 1.200 reais.

Regra n º 3:  O Impulso Nem Sempre é Seu Amigo – Atingir a lama rápido demais é perigoso. Pois pode provocar uma parada instantânea  jogando-o para frente do quadriciclo, correndo o risco de causar um acidente. Dito isso, esteja sempre preparado para uma parada brusca que pode jogá-lo para fora de seu ATV. Ao mesmo tempo, se você se mantiver fixo no banco, o impulso pode ser uma boa estratégia para entrar e sair do atoleiro. Provavelmente esse cara no vídeo não sabia do risco! 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Regra n º 4:  Não Desacelerar – Uma vez que você está dentro do atoleiro, não perca o gás até que você saiba que o quadriciclo não está mais se movendo. Mais uma vez, o impulso é o que você precisa mais do que a velocidade.

Regra n º 5:  Se Ficar Preso, Pare! – Balançar o quadriciclo com o corpo e engatar a marcha ré pode ajudar, mas se os pneus continuarem girando sem movimentar o quadriciclo, você ficou preso e insistir pode piorar sua situação. Se você sentir cheiro de algo estranho como borracha queimada, pare!

Regra n º 6:  Manter o Motor Ligado - Uma vez que você está no atoleiro cercado de lama, não desligue o motor. Se você desligá-lo, a lama pode entrar no escape, na transmissão e diferenciais.

Regra n º 7:  Amarre em Algo Seguro - Quer se trate de árvore, pedra ou até mesmo outro quadriciclo – certifique-se de que é forte e resistente o bastante para aguentar o tranco.

Regra n º 8:  Manter o Equilíbrio – Em alguns casos, você pode não ter a opção de puxar o quadriciclo em linha reta. Às vezes, o quadri pode inclinar-se durante a extração. Se isso acontecer, aplique o peso do corpo para empurrar para baixo o lado do quadriciclo que está para cima.

1 comment on “O Que Fazer Quando Seu Quadriciclo Atolar?”

Deixe uma resposta