Quadriciclo é Seguro Para Crianças e Jovens?

 

Quadriciclo Polaris Outlaw 90cc

Polaris Outlaw 90cc

O uso seguro do quadriciclo por crianças e jovens depende muito do respeito de algumas regras. Essas regras são estabelecidas de acordo com o tipo de veículo e idade do piloto. Esses requisitos existem porque a forma de brincar de crianças e jovens é diferenciada, por isso existem tipos específicos para cada um.

Quadriciclos para crianças

Quadriciclo Elétrico Para Criança

Quadriciclo Elétrico

No caso das crianças os quadriciclos próprios para elas são os elétricos, movidos a bateria e apresentam somente a 1ª, 2ª e marcha ré, atingindo no máximo a velocidade aproximada de 6,5 km/h. Essas características apresentadas pelo quadriciclo não causam riscos de acidentes graves. Porém é necessário que os pais orientem os pequenos da forma mais adequada de utilizar o brinquedo, principalmente quando estiver no meio de muitas pessoas. Apesar de não atingir alta velocidade o uso de equipamentos de proteção é muito importante, para criar o costume desde cedo na criança. Se todos que praticam motocross usam equipamentos porque não ter o mesmo cuidado com as crianças que andam de quadriciclos?

Esses quadriciclos são recomendados para crianças de 3 até os 8 ou 12 anos de idade, dependendo da marca e modelo do produto, sendo que alguns têm capacidade para até duas crianças.

 Cuidados:

Os quadriciclos mais indicados para crianças devem ter o código de inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Pois isso significa que eles passaram por vários testes de segurança antes de estarem disponíveis no mercado para venda.

Quadriciclos para jovens

Can-Am DS 250cc

Can-Am DS 250cc

Já os jovens, pelo seu tamanho e tipos de brincadeiras diferenciadas das crianças menores, preferem os quadriciclos maiores. Nesse caso, já não se trata de um brinquedo e sim de um veículo tão perigoso quanto uma motocicleta. Antes de escolher o modelo, os pais precisam ter noção de Peso VS Cilindrada (cc). O ideal é respeitar o limite de idade sugerido pela própria fabricante para cada modelo de quadriciclo. Geralmente uma marca possui vários modelos de quadriciclos com cilindradas diferentes que podem variar de 90cc até 1.000cc. É o caso da Can-am e Polaris.

Quadriciclo Honda Fourtrax 420cc

Honda Fourtrax 420cc

A maioria dos Jovens e Crianças não tem noções de perigo. Essa noção precisa vir dos pais antes de adquirirem um quadriciclo para o laser de seus filhos. Um quadriciclo de 420cc pode ter cerca de 260kg e atingir mais de 80km/h. Portanto, não se iluda pelo quadriciclo ser um veículo de quatro rodas. Repito, ele é tão perigoso quanto uma moto! Veja também esta matéria sobre Equipamentos de Proteção.

*Fotos extraídas da internet. 

4 comments on “Quadriciclo é Seguro Para Crianças e Jovens?”

  1. Alexandre basilio

    Eu tenho 12 anos e eu tenho um can-am outlander 1000 xt,pq eu corro o baja barra.

  2. Joao

    Eu tenho 12 anos e tenho um honda , mas eu nunca corro , nem faço nada que desrespeito as minhas capacidades de pilotagem , e uso sempre equipamentos de proteção .

  3. marcos labiak

    Eu tenho 13 anos e tenho um fourtrax 4×4 2014 já faz mais ou menos um ano dois mês q tenho ele , e estou ficando mais confiante em algumas coisas

  4. joao angelo t camos

    joao angelo 35 anos comar um sim porecatu parama vager 36 anos 24 9 1980 setembro

Deixe uma resposta