Quais os cuidados necessários no quadriciclo após uma trilha?

Você já pensou em ter um quadriciclo? Pilotar uma dessas incríveis máquinas é uma maneira cada vez mais popular de se divertir. Muitas pessoas relatam grandes experiências com quadriciclos em trilhas. Para que tudo ocorra como o esperado, entretanto, é necessário seguir algumas orientações relacionadas à atividade desejada.

Antes de fazer uma trilha, você deve tomar uma série de precauções. Depois da aventura, será preciso lavar o veículo. Mas como fazer isso do modo adequado? Acompanhe o artigo para ficar por dentro dos principais detalhes!

Cuidados básicos na hora da lavagem

Antes de pensar em lavar o veículo, você deve ler o manual do fabricante com calma e muita atenção. O texto apresenta informações importantes com relação a determinadas especificações de produtos que podem ser utilizados.

Feito isso, é necessário escolher um bom local para iniciar os procedimentos de limpeza. O ideal é lavar a máquina sob alguma sombra. Afinal, a incidência dos raios solares tende a desgastar o brilho das superfícies metálicas.

Além disso, não se deve usar lavadoras de alta pressão. Em inúmeras situações, o uso pode até parecer uma boa ideia. Porém, em um quadriciclo, a água com pressão excessiva pode provocar danos em determinados componentes.

Portanto, o melhor a se fazer é recorrer a uma simples e eficaz mangueira. Utilize-a, inclusive, antes de iniciar a limpeza em si, para remover aquele excesso de poeira.

Quais produtos você deve usar

Em seguida, pegue um recipiente para adicionar água e um detergente neutro (o mesmo usado para lavar louças).

Esse detergente pode ser substituído por alguma solução especialmente desenvolvida para a lavagem de veículos automotores. Fique atento aos compostos presentes nas fórmulas. Isso porque substâncias muito agressivas podem deteriorar a lataria.

Após a trilha, é comum que haja acúmulo de detritos em certas partes do equipamento. Nas demais situações, uma esponja macia e o uso de spray (comentado logo mais abaixo) são suficientes.

É importante notar, todavia, que os resquícios de detergente sobre o quadriciclo aceleram o processo de corrosão de algumas peças. Logo, remova todo o excesso do produto e certifique-se de secar bem todo o conjunto.

Para garantir que todos os pontos estejam realmente secos, basta ligar o motor e mantê-lo em marcha lenta. Após alguns minutos, o acionamento gerará o calor necessário para eliminar qualquer vestígio de umidade. Para secar bem, é recomendado o uso de um pano de algodão.

Em se tratando da secagem da área dos freios, o ideal é pilotar o veículo em baixa velocidade, ativando os freios sequencialmente.

Por fim, o polimento pode ser feito com um spray que tenha essa finalidade. A aplicação, naturalmente, deve ser efetuada com um tecido não abrasivo.

Como conservar melhor o quadriciclo após a lavagem

Finalizada a lavagem, o quadriciclo deve repousar na sua garagem sob uma capa protetora de nylon. Ela deve recobrir o veículo durante todo o período em que ele permanecer inutilizado. Prefira as capas com excelente qualidade de acabamento e que sejam de fácil manuseio.

Para encontrar todos esses produtos, acesse o nosso site. Nós temos uma linha completa à espera do seu quadriciclo. Assim, você sempre o deixará pronto para as próximas trilhas!

Deixe uma resposta