Quais os danos que pode gerar em um quadriciclo que seu dono empina?

Com as férias chegando os quadriciclos são cada vez mais procurados, seja em destinos turísticos ou passeios em trilhas. Especialmente no nordeste os quadriciclos vêm se tornando muito populares entre os visitantes. É comum avistar estes veículos em regiões com praias e dunas. Aos poucos eles substituem os bugues, automotores um pouco maiores, e que por muito tempo foram dominantes nestes locais. O problema é que alguns condutores podem se empolgar, buscando fazer manobras arriscadas. Você sabe, no entanto, quais os danos que pode gerar em um quadriciclo que seu dono empina?

Saiba que não são poucos os problemas que surgem ao se praticar estripulias com este veículo. Os vídeos com manobras são fáceis de encontrar pela internet e muitas vezes servem de estímulo para os mais desavisados. Devemos ressaltar que este veículo não foi projetado para este tipo de situação. Ao empinar, o condutor não coloca em risco apenas a integridade do automotor. Ele pode sofrer acidentes, que têm chance de serem agravados pela falta de equipamento de segurança adequado. Entenda a seguir os problemas de se fazer acrobacias com um quadriciclo.

Os principais problemas afetam o motor

Pode ser que não ocorra nenhum problema imediato com o veículo. O dono pode até mesmo conseguir empinar algumas vezes sem sofrer nenhum acidente. O problema é que na medida em que for realizando a manobra o motor sairá cada vez mais prejudicado. Acontece que, durante a acrobacia, o óleo vai para a parte mais baixa do componente. O sistema de sucção da bomba continuará em funcionamento, mas trabalhará a seco enquanto as rodas dianteiras estiverem no ar.

Não fosse isso o bastante, as engrenagens de marcha que recebem o óleo através da bomba ficarão sem alimentação. São peças que não podem de nenhum modo funcionar a seco. Esta redução de vida útil no futuro vai doer no bolso do proprietário do quadriciclo. No motor, pistão e paredes do cilindro também podem ser afetados, o que encarece ainda mais a resolução do problema.

É por isso que a recomendação dos fabricantes é clara: não faça acrobacias. As quatro rodas precisam ser mantidas no chão durante a pilotagem. Empinar, saltar ou qualquer outra manobra do gênero prejudica os sistemas do veículo. É claro que os riscos não são apenas de ordem mecânica, pois cedo ou tarde as manobras podem acabar mal!

Os danos que pode gerar em um quadriciclo que seu dono empina não doem só no bolso

Como mencionado, ao empinar aumentam também as chances de acidente, podendo haver até mesmo o capotamento do automotor. O resultado disso pode ser fatal, devido ao peso do veículo, oferecendo até mesmo risco de vida. Portanto, lembre-se: por mais que o quadriciclo seja divertido, ele deve ser conduzido com responsabilidade.

Visite a nossa loja

Os danos que podem surgir em um quadriciclo que seu dono empina não são poucos. Pilote sempre de forma responsável para curtir melhor o seu veículo. Procurando por peças, kits, equipamentos e acessórios para o seu quadriciclo? Então aproveite e visite a nossa loja: https://www.lojadoquadriciclo.com.br/

Deixe uma resposta