Qual quadriciclo comprar?

 

Determinar o tipo de quadriciclo que você irá comprar deve fazer parte de uma análise. Para que finalidade você utilizará esse veículo? Esportivo, Utilitário 4X2 ou 4X4? As opções são diversas e podem parecer empolgantes, mas fique atento ao modelo de quadriciclo que você irá comprar, pois cada categoria e modelo servem a determinado tipo de utilização, e é importante saber a sua.

Devo começar com um modelo automático?

Quase todos os fabricantes de quadriciclos contam com as versões automáticas do veículo. Este modelo é mais fácil de guiar, porém, não permite a troca de marchas do câmbio manual ou semi-automático (câmbio manual sem embreagem) – Este último, encontrado no Honda Fourtrax. Muitos usuários do câmbio manual ou semi-automático são fieis a esse tipo de câmbio pois alegam ter maior domínio da máquina, diversão e esportividade. Outra grande vantagem é a simplicidade da mecânica do câmbio manual comparado a complexidade do câmbio CVT que faz parte da maior parte dos câmbios automáticos de quadriciclos. O câmbio CVT  exige um cuidado e uma manutenção a mais, uma correia CVT pode custar de 400 a 1.000 reais. Como ponto a favor, o modelo automático é mais confortável e prático.

Esportivos

Quadriciclo Yamaha YFZ450R 2014 Dunas

Yamaha YFZ450R

Sendo máquinas mais leves e mais rápidas, os modelos esportivos de quadriciclo possuem motores mais potentes do que os utilitários e, normalmente, possuem câmbio manual para utilizar da performance máxima dos motores. Da categoria “Sport Quad”, esse modelo possui uma suspensão que resiste a saltos e podem ser utilizados em maior velocidade. Os quadriciclos esportivos são indicados para os motoristas que já possuem mais experiência com o tipo de veículo e que sejam residentes de locais onde possua estradões, trilhas leves, praias e dunas.

Utilitários

Quadriciclo Honda FourTrax 420

Honda FourTrax 420

O modelo utilitário possui suspensão dura, carenagens maiores, motor de 4 tempos, engate para reboque e bagageiros grandes, 4×4 e 4×2. Os tipos Utility Quad são ideais para a utilização em trilhas, fazendas e auxiliam no trabalho rural. Oferecendo ótimo torque, com pneus grandes e carenagens maiores, os utilitários ainda possuem a grande vantagem de aguentar o tranco, além de ser o tipo de veículo ideal para rebocar, carregar cargas, e, claro, sem deixar o lazer de lado. O 4×4 se trata de um importante opcional de quadriciclo para quem pretende fazer trilhas pesadas. Os tipos 4 x 4 oferecem maior segurança para enfrentar caminhos difíceis, como lama e areia fofa, e também são mais seguros em subidas e decidas íngremes e escorregadias, devido à tração das rodas. No entanto, esse modelo costuma ser um pouco mais caro. Alguns modelos possibilitam o uso de 4×2 e 4×4, isso se torna interessante quando se deseja aproveitar a utilidade do 4×4 e a esportividade do 4×2.

Despois de escolher sua categoria, não deixe de conferir nosso Classificados!

Veja também: Quadriciclo é Seguro Para Criancas e Jovens?

1 comment on “Qual quadriciclo comprar?”

  1. valdeci de oliveira

    sempre tive vontade de ter um quadriciclo, acho um um utilitário legal demais

Deixe uma resposta