Reparos de Emergência no Quadriciclo

Reparo Quadriciclo Caso 1 – Morte Súbita

Se o quadriciclo morreu no meio da trilha e não pega nem por decreto, lembre-se que o problema deve estar numa das três coisas básicas que fazem o motor funcionar: o combustível, a vela (ou a faísca dela) e o ar. Verificar a gasosa é fácil. Se não for isso, teste se há entupimento fazendo uma drenagem no carburador (se tiver), através do parafuso no fundo dele – umas batidinhas de leve no carburador às vezes resolve. Talvez seja preciso abrir o carburador e soprar mangueiras e peças para deixar o combustível fluir, esse já é um processo mais difícil.

Manutençao quadriciclo carburador

Aplicar WD-40 no carburador ajuda a remover sujeiras e a umidade.

Escape “atirando” é um sinal clássico de problema na vela. Tire o cachimbo, e teste uma vela nova (leve sempre uma de reserva). Uma forte faísca azul te dirá que o problema era a vela mesmo. Se não der certo, pode ser o cachimbo queimado, ou ainda algum fio arrebentado perto da caixa de direção.

Outra causa pode ser o filtro de ar sujo, e aí o caso é mais sério. Analise a situação, se tiver muita água dentro da caixa de filtro é sinônimo de preocupação, risco de calço hidráulico. Já se tiver levemente úmido, remova o filtro e tente limpá-lo. Lembre-se que a caixa do filtro possui uma tampa na parte inferior, remova a atampa para a água escorrer. Um WD-40 (tradicional, o da embalagem azul) pode ajudar a remover a umidade, aplica também no carburador (caso tiver). Outra opção é remover a umidade com um compressor de ar, geralmente alguns trilheiros levam em seus quadriciclos.

Reparo Honda Fourtrax 420 (2)

Caixa do Filtro de ar do Honda Fourtrax 420

Reparo Quadriciclo Caso 2 – Afogamento

O riacho era mais fundo? Não tem jeito? Tire a vela e o filtro, espere tudo secar e reinstale. Lembre do cachimbo, ele tem que estar seco também. Agora tombe o quadriciclo de rodas pro ar (as dianteiras), não sem antes fechar a mangueirinha e dar um nó na mangueira do respiro. Isso fará a água sair do motor. Com tudo seco, ponha o quadriciclo na posição normal e escorra a gasolina do carburador. Jogue um pouco de gasolina no buraco da vela de ignição para limpar, depois instale a vela e tente ligar. Ao ligar, o barulho tem que ser limpo, do contrário, pode haver sujeira nele. Se não pegar, sopre a vela. Se estiver molhada, pode usar um isqueiro. Se não der certo, verifique a faísca e as conexões elétricas, podem estar molhadas. Quando conseguir, só coloque o filtro com o quadriciclo ligado.

Se tiver barulho, reboque o quadriciclo e providencie uma limpeza do motor, inclusive esse é o mais recomendável. E o ideal é não abusar da sorte e dar meia volta, para uma bela revisão.

2 comments on “Reparos de Emergência no Quadriciclo”

  1. José hamilton

    Quando o quadre anda bem , mas quando esquenta fica falhando sem força , como se estivesse sem combustível , fica sem força . Quando esfria , volta ao normal . O que pode ser ?

  2. flajola

    Estou com um yfm250 e ele n pega tem fogo vela nova gasolina boa fik como se quisese pegar mais n pega

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