Revisão no quadriciclo: Como fazer em casa?

Quem possui um veículo, não importa se carro ou moto, sabe que a revisão é de extrema importância. E não é apenas porque ela pode render multas quando negligenciada. Afinal de contas, trata-se de uma questão de segurança para os condutores. Quanto maior for o uso do automóvel, mais importante será esta ação. Com o tempo, ela vai representar até mesmo economia, já que aumenta a vida útil de peças e outros componentes. Tudo isso será válido também para a revisão no quadriciclo.

Por isso, é recomendável verificar se circuitos e peças estão funcionando de modo adequado. O melhor é que você não precisará levar o veículo até um profissional sempre que precisar fazer uma verificação. O próprio dono pode efetuar este cuidado sem maiores problemas. Programe a sua vistoria conforme a frequência com que o automotor é utilizado para garantir a eficácia. Não sabe como proceder nesta atividade? Então fique ligado, a seguir apontamos como fazer a sua revisão em casa!

Revisão no quadriciclo, como fazer?

  • Verifique o óleo do motor – Faça uma checagem do nível de óleo e, se for necessário, acrescente mais.
  • Inspecione o sistema de combustível – Aqui você deverá se certificar de que não há vazamentos. Procure no gargalo de abastecimento e também no tanque. Também é importante assegurar que a mangueira de respiro esteja passada corretamente.
  • Teste o acelerador – Este item deve retornar da posição completamente aberta para a fechada, de forma automática e suave. Verifique se isso ocorre em todos os posicionamentos do guidão.
  • Embreagem – Confira se ela funciona corretamente e fique atento ao ajuste da folga livre.
  • Freios – Assim como na embreagem, faça ajustes e verifique o funcionamento. A folga livre a ser observada aqui é a do cabo de mudança da ré. Não esqueça também de conferir o nível do fluido de freio e acrescentar mais do produto, caso a quantidade seja insuficiente.

Baterias, sistemas elétricos e pneus

Observados os itens anteriores, não se esqueça de checar o óleo da transmissão e a espuma do filtro de ar. Assim poderemos passar para a vistoria de bateria, sistema elétrico e pneus. Para efetuar a revisão no quadriciclo com relação a estes itens, siga as dicas abaixo:

  • Bateria e sistema elétrico – Para começar, faça o ajuste e checagem de faróis e lanternas traseiras. Teste os instrumentos, o interruptor do motor e o sistema de partida. Por fim, veja se o sistema de carga de bateria está funcionando corretamente.
  • Pneu – Comece pela adequação e ajuste da pressão. Regule e confira a mola traseira. A etapa seguinte é o teste de rodagem. É onde será testado na prática o estado de freios, transmissão, manuseio, assim como da marcha lenta e aceleração.

Visite a nossa loja

Seguindo este checklist para revisão no quadriciclo, você poderá garantir o bom funcionamento do seu veículo. São orientações simples e que aumentam a vida útil dos componentes do automotor. Se você está procurando por peças, kits, equipamentos e acessórios para o seu quadriciclo, aproveite para visitar a nossa loja. Basta acessar este link: https://www.lojadoquadriciclo.com.br/.

Deixe uma resposta